Hoje na politica mundial o assunto que se destaca são as eleições a presidência dos Estados Unidos da America e seus candidatos. Em novembro agora (2012), os americanos vão às urnas decidir se mantém Barack Obama no cargo de presidente ou se colocam o republicano Mitt Romney em seu lugar.
Hoje ao meu ver o destaque esta em Obama, gosto da mentalidade ideológica dos democratas tanto social como ambiental, porem nessa ultima gestão americana muito deixou-se a desejar e percebi um pouco de inspiração populista que levou a reforma da saúde somente nas vésperas de eleição presidencial, talvez inspirada em nosso querido Presidente Luis Inácio LULA da silva pois esse sim e' o "cara" (B. Obama).
A falta grave foi a nação mais poderosa do mundo se omitir em pontos ambientais importantíssimos e polêmicos tais como o protocolo de Kioto. Porem mesmo não se atrevendo a adentrar em assuntos que não levam a patrocínios eleitorais os Estados Unidos não deixaram de serem a policia do mundo, isso sim concordo plenamente pois hoje o poderio militar norte americano deve sim ser utilizado para garantir o Estado Democrático de Direito do Mundo, acho que os tempos ditatoriais já estão ultrapassados e não estão tao assim na moda como a mídia vem divulgando ultimamente.
O mundo parece que ficou um pouco mais seguro com Barack Obama no poder, mas ainda a muito o que se fazer, mas a grande duvida agora sera qual palavra de poder ira levar ao povo americano a querer mais um mandato dos democratas, pois "Yes We Can", conforme os tempos ditatoriais já virou Historia, espero me surpreender com o que ira por vir, mas não acredito sinceramente que se Obama for reeleito ira conseguir terminar o seu segundo mandato, não digo por pressão popular e politica e sim por questão de saúde.